Comida japonesa: entenda os principais pratos
A comida japonesa aguça os paladares de pessoas do mundo todo. Preparada de maneira minuciosa e com visual encantador, esta culinária apresenta uma grande variedade de pratos e sabores únicos.
Por ser tão apreciada e cheia de riquezas históricas, a culinária japonesa (washoku) foi incluída pela Unesco na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro de 2013.
Durante muito tempo, a comida japonesa se inspirou na chinesa, até adquirir sua própria identidade. Por conta da escassez de alimentos, e por estarem rodeados de oceanos, os japoneses viviam da caça e da pesca, o que justifica a grande quantidade de pratos à base de peixes e frutos do mar.
Ao longo dos séculos, por influência de outros países, novos itens ganharam espaço no menu japonês, como arroz, verduras e outros tipos de carnes.
No início do século XX, os japoneses chegaram ao Brasil trazendo sua cultura e, claro, sua rica culinária. Aos poucos, foram surgindo restaurantes típicos e popularizando os pratos que hoje são muito apreciados pelos brasileiros.
Comida japonesa: quais os pratos mais conhecidos
Considerada bastante saudável, a comida japonesa é composta por ingredientes ricos em nutrientes e nem sempre consumidos no dia a dia dos brasileiros. O menu é bastante vasto, mas existem algumas receitas que se tornaram mais famosas no Brasil.
Confira algumas delas:
Sushi
Esta típica comida japonesa é um bolinho de arroz enrolado com uma alga. O sushi traz diferentes ingredientes em seu interior, entre eles frutos do mar, peixe e vegetais. Como a variedade de sushi é bem grande, a iguaria pode ganhar outros nomes dependendo do recheio escolhido. A título de curiosidade, a palavra sushi significa “é azedo”.
Sashimi
O prato traz tiras finas de peixe cru, geralmente salmão, atum e outros peixes. Não é consumido com arroz, mas pode ser acompanhado de alga, molho shoyu e wasabi. Sashimi significa carne perfurada (sashi = perfurada + mi = carne).
Tempurá
De origem portuguesa, o tempurá se tornou um dos pratos clássicos da comida japonesa. A iguaria de massa fluida, feita à base de farinha de trigo e frita, pode ser composta apenas de legumes (cenoura, abóbora, berinjela, repolho, brócolis, entre outros) ou por frutos do mar, como camarão. Independentemente do recheio, o tempurá vem acompanhado de molho. O significado da palavra tempurá ainda é discutível. Porém, a mais comum vem do termo “tempora”, que significa “um período de tempo”, por conta da quaresma, período no qual os portugueses católicos não podem consumir carne vermelha.
Guioza
O guioza (ou gyoza) é um pastel frito ou cozinho no vapor. É feito com uma massa bem fina com recheio de carne de porco moída ou legumes (repolho e cebolinha). O guioza geralmente é servido com molho shoyu. Dizem que, na verdade, o prato é originalmente chinês.
Temaki
Este cone feito de algas secas e crocantes caiu definitivamente no gosto dos brasileiros. Ele pode trazer os mais diferentes recheios, porém os mais comuns são atum, pepino, kani e salmão cru ou grelhado, todos com arroz. Para acompanhar, molho shoyu. Temaki é um tipo de sushi, sendo que “te” significa “mão” e “maki”, “enrolado”.
Missoshiru
Servida quente, antes do prato principal ou no café da manhã, a missoshiru é uma sopa feita à base de pasta de soja, dashi (caldo de peixe) e tofu. Algumas vezes pode conter legumes. A receita é servida em uma cumbuca, conhecida como ochawan. Missoshiru significa caldo de soja fermentada (misso é “soja fermentada” e shiru é “caldo”).
Harumaki
Também conhecido como rolinho primavera, o harumaki é uma massa leve feita à base de farinha de trigo e recheada com ingredientes variados. Aqui no Djapa voc~e encontra huramakis de queijo e de legumes. Há também as versões doces, morango com chocolate e banana com goiabada, ambas servidas com sorvete.
Hot Roll
Sushi empanado e frito, o hot roll é um prato consumido quente ou frio. É feito com alga, arroz para sushi, salmão e, no Brasil, com um toque de cream cheese. O hot roll ingressou com sucesso no cardápio da comida japonesa, mas é importante lembrar que a invenção vem da Califórnia.
Sunomono
Este aperitivo é feito com pepino japonês cortado em tiras bem fininhas e temperado com sementes de gergelim preto ou branco, acompanhado de um molho à base de vinagre de arroz. Sunomono significa coisas avinagradas.
Gohan
Não poderíamos deixar de lado o gohan, famoso arroz japonês. Este alimento indispensável na comida japonesa geralmente tem grãos bem curtos para darem a consistência grudenta após o cozimento e facilitar o uso do hashi (os famosos pauzinhos) na hora da refeição.
Edamame
Servido como aperitivo, o edamame (eda = galho + mame = feijão) é uma soja que não amadureceu. Seu formato parece com uma vagem pequena e seus grãos com pequenas ervilhas. O edamame pode ser cozido na água ou o vapor e ser consumido quente ou frio.
Salada Massao
Essa opção de entrada muito cobiçada por quem frequenta rodízios japoneses e gosta de pratos bem nutritivos, a salada Massao contém tomate, escarola, repolho, batata palha e molho “secreto”, feito à base de cenoura.
Shimeji na chapa
Esse cogumelo macio e servido quentinho na entrada ou como acompanhamento é simplesmente irresistível. Frito na manteiga, aqui no Djapa o shimeji é regado com molho shoyu e decorado com cebolinha.
Robata
Você sabia que o famoso espetinho tem uma versão na culinária japonesa? Robata, que quer dizer “ao redor do fogo”, pode ter diferentes versões. Aqui no Djapa as opções são de carne, frango e camarão. E se você é vegano ou vegetariano, o restaurante tem robata de legumes e de tofu com pimentão.
Teppan
Este é um dos pratos mais tradicionais da culinária japonesa. Os alimentos são grelhados numa chapa de ferro de alta temperatura. AS opções são de anchova, frango, salmão e filé mignon. Há variações de teppan com legumes, sementes de gergelim e calda de laranja.
Yakissoba
Muito apreciado pelos conhecedores da culinária oriental, yakissoba (junção de yaki (assar) e soba (macarrão)) é um prato composto por macarrão refogado com legumes e carnes, que podem ser de boi, frango e porco. Aqui no Djapa há três versões do prato, completo (que leva camarão na composição), tradicional e vegetariano.
Lámen
Engane-se quem pensa que lámen é um macarrão instantâneo. Feito à base de farinha, água e sal, a massa é servida numa tigela acompanhada de ovo, frango, alga, peixes brancos e molho.
Niguiri
Esta iguaria cheia de sabor é composta por uma porção pequena de arroz coberta por pedaços de peixes e outros frutos do mar. Há também opções de niguiri para quem é vegetariano.
Hossomaki
Esta é uma espécie de enrolado de sushi, só que mais fininha. O hossomaki leva arroz, alga e um recheio que pode ser peixe, vegetal, fruto do mar, entre outros.
Uramaki
Este é o famoso sushi invertido. Ou seja, o arroz (gohan) fica por fora e a alga segura firmemente o recheio que pode ser cru ou grelhado. Além de peixes, frutas e legumes podem ser sugestões saborosas de recheio do uramaki.
Banana flambada
Esta é uma das sobremesas mais famosas da culinária japonesa. A banana é lavada ao fogo numa calda feita com açúcar, manteiga, conhaque e suco de laranja e servida com sorvete. Essa banana flambada é irresistível!
Onde saborear comida japonesa em São Paulo
Eleito um dos melhores rodízios de comida japonesa pela revista Veja Comer & Beber São Paulo 2018/2019, o restaurante Djapa oferece um sistema inovador de rodízio e mais de 40 pratos tipicamente orientais, incluindo ostras, camarão, lula, entre outros.
O Djapa nasceu em 2004, na cidade de Arujá, região metropolitana de São Paulo. Anos depois, inaugurou sua segunda unidade, em Mogi das Cruzes (SP), e em 2014 chegou à capital paulista, com a casa de Moema, zona sul de São Paulo.
Com ambiente aconchegante e uma equipe sempre empenhada em atender bem cortês, o Djapa funciona diariamente, no almoço e no jantar, com cardápio tradicional completo, menu executivo e vegetariano.
Além do reconhecimento da revista Veja, o Djapa foi escolhido como o restaurante japonês número 1 de São Paulo pelas avaliações do site TripAdvisor e ganhou o prêmio de melhor rodízio de comida japonesa da capital paulista pela revista Go Where Gastronomia e pela rádio Jovem Pan em 2019.
Quero saber mais
Adoro este restaurante e indico a todos , sou muito bem tratada e agradeço a paciência pois nao conheço nada gravo os nomes
Voce pode procurar em outros sites.
Alegal, amei!
Gostei quero saber mais
eu tbm
Gostei do conteúdo.
Será que vcs poderia por as receitas.
Gostei de mais do se artigo :), Obrigado por postar, inclusive acompanharei mais esse site
Eu gostaria de saber o nome de uma fruta de modelo achatado de cor verde ,que faz parte da refeição japonesa.
tenho visto no yotub, videos de casal japoneses almoçado e gostaria de saber o nome de algo parecido com aspargo ou alho porô;
Cralho adoro hot roll, mt bom, tempurá nem se fala, delícia pra crlh
Estou empolgada com comidas japonesa. Quero muito aprender a fazer as mais pedidas. Me ajudem!!!
Gostaria muito de aprender a fazer os pedidos pois amo comida japonesa, mais na hora fico perdida kkk
o moça para fazer comida japonesa precisa ter mãos frias se não tiver a comida não vai fica certa. por causa da mãe quente o arroz vai fica grudento mais se for so pra vc comer da pra vc fazer se vc quiser que fique direitinho tem que ter a mão quenta mais da pra vc fazer salmão sashimi e so vc corta que fica bom. e pra vc fazer hot hol ou sushi vc precisa de um tipo tapete pra poder enrrola pro sushi ou o hot fica certo.
como vc quer que nos te ajudarmos.
a rede shushi
Poderiam indicar rodízios mais em conta no momento quero levar minha filha e marido para experimentar mas o preço é bem salgado não é.
obrigada pelas dicas era tudo o q eu precisava vlw
Oi Paulo, tudo bem?
Obrigada pela sugestão, colocamos mais fotos para exemplificar os pratos
Demais a matéria. Gostei mas faltou o Joe Joe, não sei se é assim que escreve; só sei que é uma delícia. Principalmente o Philadelphia.
Amei que delícia amo comida japonesa bom demais qnt tempo não como!!!!!
Amo comida japonesa e gostei de saber sobre diversos pratos preciso saber mais pois nunca lembro dos nomes pra fazer os pedidos .obrigado djapa
Sempre quis provar comida japonesa deve ser bom.
Yaki não é assar, é fritar
Ammmooo!!!!
estou fazendo os estudos da comida japonesa e esse site vem me ajudando bastante!
concordo
entrei nesse site para um trabalho tipo de escola de comidas japonesas nunca experimentei uma comida japonesa mais gostaria de um dia pelo menos ter a oportunidade de comer o temaki e o gohan e parecido um arroz so que com aquela planta tchau pessoal foi muito bom conhecer este site sempre que tiver tempo vou acompanhar e aprender a fazer umas comidas japonesas e outras tambem espero que vcs gostem tambem do site quanto eu gostei beijos no coraçao de todos e tchau.
obg demais ajudou para um trabalho na escola
Nossa! Esse site foi muito bom, pois tenho uma exposição na minha escola onde eu fiquei com o grupo do Japão, então, tive que fazer a pesquisa de algumas comidas típicas do Japão. Muito obrigado!
Conteúdo ótimo, porém o hot roll é uma adaptação feita do sushi.
amei comer no dj japa recomendo
Ammmooo!!!!