Escolha uma Página

Temaki: conheça alguns sabores desta iguaria japonesa

temaki

Uma das iguarias japonesas que tem conquistado mais apreciadores nos últimos anos é o temaki. A refeição rápida significa enrolado com a mão, sendo que “te” significa mão e “maki”, enrolado.

Este cone tradicionalmente feito de folhas de algas com recheio de arroz e peixe tem origem no Japão e se tornou muito comum pelas cidades brasileiras. E, obviamente, é presença garantida no rodízio japonês do Djapa.

E você sabe qual a origem do temaki?

Bem, para atender a todos os clientes de forma rápida, os japoneses enrolavam os sushis prontos em folhas de algas para serem consumidos direto com as mãos, sem o uso dos hashis. Primeiro, eram enrolados como se fossem charutos e, mais tarde, em 1924, ganharam formatos de cone.

LEIA MAIS: Comida japonesa, entenda os principais pratos

 

A fama do temaki faz sucesso no Brasil

Lá no Japão o temaki não é visto como algo gourmetizado como aqui no Brasil. Ele é preparado com mais frequência dentro de casa, porque é recheado com as sobras de preparos de sushis e sashimis.

Desde 1971, a cidade de Tóquio tem seu fast food de temaki, criado pelo Takamasa Nakanori, como forma de atrair o público mais jovem apreciador de comidas práticas e rápidas.

Aqui no Brasil, a iguaria conquistou um número grande de consumidores devido à alta disponibilidade e criatividade. A iguaria japonesa passou a ser vendida na rua, nas chamadas temakerias e em restaurantes especializados, com os mais variados recheios.

Uma das curiosidades que envolvem o temaki é que existe um dia especial para esta iguaria japonesa: o dia 8. Isso porque, no Japão, a escrita do número 8 lembra um triângulo, que é justamente o formato dessa deliciosa iguaria.

LEIA TAMBÉM: Ostras no rodízio japonês? No Djapa tem!

 

No Djapa tem temaki? Claro que sim!

Considerado um dos melhores restaurantes japoneses de São Paulo, o Djapa oferece diferentes sabores de temaki: com recheios de atum (Tekka), pepino (Kappa), kani, Califórnia, salmão nas versões negui, skin, skin com cream cheese, spice, fried, com shimeji e com polvo, camarão (ebi) e fried camarão.

Para deixar o temaki ainda mais saboroso, invista no molho shoyu. Mas procure molhar apenas o peixe para sentir melhor o sabor dos ingredientes escolhidos.

Outra dica é comer assim que ele é servido, ou seja, enquanto a folha de alga está crocante e faz um barulhinho característico ao ser mordida.

Confira os sabores de temaki disponíveis no restaurante Djapa:


Onde saborear alguns dos melhores temakis de São Paulo?

Eleito um dos melhores rodízios de comida japonesa pela revista Veja Comer & Beber São Paulo 2018/2019, o restaurante Djapa oferece um sistema inovador de rodízio e mais de 40 pratos tipicamente orientais, incluindo ostras, camarão, lula, entre outros.

O Djapa nasceu em 2004, na cidade de Arujá, região metropolitana de São Paulo. Anos depois, inaugurou sua segunda unidade, em Mogi das Cruzes (SP), e em 2014 chegou à capital paulista, com a casa de Moema, zona sul de São Paulo.

Com ambiente aconchegante e uma equipe sempre empenhada em atender bem cortês, o Djapa funciona diariamente, no almoço e no jantar, com cardápio tradicional completo, menu executivo e vegetariano.

Além do reconhecimento da revista Veja, o Djapa foi escolhido como o restaurante japonês número 1 de São Paulo pelas avaliações do site TripAdvisor e ganhou o prêmio de melhor rodízio de comida japonesa da capital paulista pela revista Go Where Gastronomia e pela rádio Jovem Pan em 2019.

2 Comentários

  1. Fernando Ferracini Ribeiro

    Bom Dia

    Estou fazendo uma coletânea de Receitas da Culinária para inclusão em um ou mais livros. O projeto primário é Culinária Japonesa e Oriental, Culinária Italiana, Portuguesa, Espanhola e Francesa, Culinária Árabe e do Oriente Médio até Culinária Brasileira.

    Além das Receitas será contada breve história da Região e origem de algumas Receitas.

    Assim, peço autorização para incluir algumas de suas Receitas, Imagens e Textos neste compêndio.

    Será citada a origem como colaborador( a ) no início e fim do ( s ) livro ( s ), junto com outros colaboradores dando endereço dos Sites e ou Restaurantes que autorizaram a inclusão nele ( s ).

    A divulgação será feita inicialmente pela internet em canais do Youtube, Vimeo, Sites e Redes Sociais.

    Antecipadamente Grato

    Fernando Ferracini Ribeiro

    Responder
  2. Marilene maria de lima

    Nunca comi comida japonesa mas.. quero espirimentar pela primeira vez um tema frito com camarão.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *