Escolha uma Página

Na culinária oriental, o uso do hashi é obrigatório. O utensílio, que não sai das mesas de jantar dos mais tradicionais, é tão importante que tem o seu próprio conjunto de etiquetas. Sim, existem regras para comer com os “pauzinhos”, como foram apelidados popularmente no Brasil.

O objeto de extremidade superior mais grossa e ponta fina, aliás, é bastante antigo, com uma história que remonta a China antiga do ano de 1.200 a.C. Originalmente, ele era utilizado para cozinhar e só passou a ser usado como talher em 400 d.C.

As curiosidades não param por aí:

  • O hashi era usado em cerimônias tradicionais no Japão e só depois chegou às residências mais simples.
  • Além da aparência única, o utensílio se destaca por ser muito higiênico: em 1878, no Japão, foram criados os primeiros hashis descartáveis, que até hoje são feitos de bambu ou madeira, podendo ser descartados ao fim do uso.
  • Na culinária oriental, garfo e faca são usados apenas para pratos ocidentais e colheres, às vezes, podem ser utilizadas em pratos japoneses que apresentam dificuldade de serem consumidos com o hashi.
  • É preciso prestar atenção às regras de etiqueta, como nunca apontar o hashi para a pessoa que está comendo – ação considerada agressiva.
  • O hashi nunca deve estar cruzado e nem ser espetado na comida.
  • Os palitinhos japoneses podem ter diferentes tamanhos, podendo variar de 13 a 23 centímetros.
  • Além do bambu, é possível encontrar no mercado hashis de plástico e de aço inox. Há ainda os de materiais mais nobres, como porcelana, pintados e com outros detalhes feitos por artesãos.
  • Alguns modelos possuem ranhuras nas pontas, como forma aumentar a aderência e facilitar o manuseio na hora de comer.

LEIA MAIS: Comida japonesa: entenda os principais pratos

 

Como usar o hashi corretamente

Embora o hashi tenha sido criado há milênios, ele ainda é alvo de muitas dúvidas. Mas, usar o hashi é mais simples do que parece. Com a popularização do objeto, inclusive, surgiram diferentes formas de segurá-lo. Ou seja, o que parece correto para uma família, por exemplo, pode não ser para outra.

Na prática, a forma mais aceita quando o assunto é segurar o hashi é:

  • Com a mão que você usa para escrever, segure o hashi entre o dedo indicador, o médio e o polegar.
  • Sempre que for pegar a comida, use o dedo indicador e médio, enquanto mantém o polegar imóvel, para movimentar o utensílio de cima. O outro hashi fica entre o polegar e a palma da mão, permanece parado.

No Brasil, há quem evite o talher oriental. Afinal, sua manipulação exige técnica e paciência. Mas, não se preocupe: a prática leva a perfeição.

Para quem precisa de uma ajuda existem o adaptador de hashi, também conhecido como presilha ou clips para hashi.

LEIA TAMBÉM: 4 tipos de sushi para você conhecer

 

Onde comer comida japonesa?

Eleito um dos melhores rodízios de comida japonesa pela revista Veja Comer & Beber São Paulo 2018/2019, o restaurante Djapa oferece um sistema inovador de rodízio com pratos tipicamente orientais, incluindo ostras, camarão, lula, entre outros.

O Djapa nasceu em 2004, na cidade de Arujá, região metropolitana de São Paulo. Anos depois, inaugurou sua segunda unidade, em Mogi das Cruzes (SP), e em 2014 chegou à capital paulista, com a casa de Moema, zona sul de São Paulo.

Com ambiente aconchegante e uma equipe sempre empenhada em atender bem, o Djapa funciona diariamente, no almoço e no jantar, com cardápio tradicional completo, menu executivo e vegetariano.

Além do reconhecimento da revista Veja, o Djapa foi escolhido como o restaurante japonês número 1 de São Paulo pelas avaliações do site TripAdvisor e ganhou o prêmio de melhor rodízio de comida japonesa da capital paulista pela revista Go Where Gastronomia e pela rádio Jovem Pan em 2019.

 

Se preferir, faça seu pedido pelo delivery!

As unidades Moema, Mogi e Arujá do Djapa atendem você pelo Biz Food! Para fazer seu pedido no Djapa Mogi, clique aqui.

Se você está mais perto da unidade Moema, clique aqui.

E para pedir os pratos do Djapa Arujá, clique aqui.

Você também pode fazer seu pedido pelo aplicativo iFood, escolhendo pratos das unidades Moema e Mogi.

Outra opção é pedir pelo telefone e retirar diretamente no restaurante, em horário agendado e com toda segurança. Contate-nos: 11 4726-8773 e 4726-5997 (Djapa Mogi) e 11 2691-2003 e 11 2691-2004 (Djapa Moema).