Escolha uma Página

Molhos japoneses: como acertar na hora das combinações?

molhos-japoneses-temaki

Essenciais para dar ainda mais sabor aos pratos, os molhos japoneses fazem parte do dia a dia de quem gosta e consome a culinária oriental. Mas, assim como acontece com a cerveja e o vinho, por exemplo, é preciso saber como e onde usá-los. 

Afinal, eles seguem a versatilidade característica desse tipo de culinária e têm sabores intensos e únicos, que podem causar uma explosão de aromas e gostos, mas também apagar o ingrediente principal. 

Quer saber mais sobre os molhos japoneses? Continue a leitura e descubra quais são os mais conhecidos e porque você deve se arriscar a conhecer cada um deles.

LEIA MAIS: Como combinar cervejas com comida japonesa?

 

Quais são os principais molhos japoneses?

Muito além do já tradicional shoyu, que foi incorporado com maestria em nossa rotina, a comida japonesa conta com uma série de molhos que integram e dão ainda mais brilho a seus pratos. 

LEIA MAIS: Comida japonesa: entenda os principais pratos

molho-japones

Tarê

À base de shoyu, com um pouco de saquê, açúcar mascavo ou mel, gengibre e caldo de peixe, o molho tarê é agridoce na medida e promete elevar o nível dos pratos fritos. Ideal para acompanhar hot rolls e pratos com salmão skin, ele pode ser usado também com carnes, frangos, peixe e camarão grelhados.

 

Teriyaki

Quem nunca comeu um prato com molho teriyaki que atire a primeira pedra. Doce e com uma textura consistente, ele é comumente usado em preparos com peixes e frango. Quando combinado com wasabi, ele levanta o sabor de alimentos crus, como peixes e rolls.

 

Missô

A pasta de soja fermentada de textura cremosa, com forte presença do gergelim, é usada como base dos molhos japoneses e, claro, do missoshiru, um caldo comum nesse tipo de culinária – que promete aquecer o coração e o corpo neste inverno.

 

Agridoce

O molho agridoce, como o próprio nome sugere, tem um sabor mais adocicado e, por isso, vai muito bem com harumakis, frango frito e, também, sushis

 

Tonkatsu

Dos molhos japoneses mais famosos, o molho tonkatsu é um dos mais intrigantes, já que integra dois mundos com seu sabor doce e, ao mesmo tempo, picante. Semelhante ao molho inglês, mas com uma textura muito mais viscosa e gosto mais presente, ele é utilizado em preparos de frango e costela de porco. 

 

Shoyu

O shoyu é, sem dúvidas, o mais conhecido da culinária oriental. Feito com o líquido da soja fermentada, ele é extremamente salgado, indo na contramão dos outros molhos japoneses, que tem características mais adocicadas ou picantes.

Capaz de realçar o sabor de qualquer carne, vermelha ou branca, ele vai bem com quase todos os pratos: sushis e sashimis, além de alimentos assados, grelhados e fritos. Mas, todo cuidado é pouco na hora de usá-lo, uma vez que seu sabor é marcante e pode roubar a cena. Por isso, nada de mergulhar a comida no molho!

Além disso, o shoyu pode ser usado para temperar saladas, legumes, tofu, peixes e muito mais – ideal também para acompanhar ostras e dar uma cara nova a este fruto do mar.

LEIA TAMBÉM: Dicas de harmonização de vinhos com comida japonesa

 

Onde encontrar os molhos japoneses mais tradicionais?

No Djapa você encontra diferentes opções de pratos orientais e os principais molhos japoneses para acompanhá-los.

Eleito um dos melhores rodízios de comida japonesa pela revista Veja Comer & Beber São Paulo 2018/2019, o restaurante Djapa oferece um sistema inovador de rodízio com pratos tipicamente orientais, incluindo ostras, camarão, lula, entre outros.

O Djapa nasceu em 2004, na cidade de Arujá, região metropolitana de São Paulo. Anos depois, inaugurou sua segunda unidade, em Mogi das Cruzes (SP), e em 2014 chegou à capital paulista, com a casa de Moema, zona sul de São Paulo.

Com ambiente aconchegante e uma equipe sempre empenhada em atender bem, o Djapa funciona diariamente, no almoço e no jantar, com cardápio tradicional completo, menu executivo e vegetariano

Além do reconhecimento da revista Veja, o Djapa foi escolhido como o restaurante japonês número 1 de São Paulo pelas avaliações do site TripAdvisor e ganhou o prêmio de melhor rodízio de comida japonesa da capital paulista pela revista Go Where Gastronomia e pela rádio Jovem Pan em 2019.

 

Se preferir, faça seu pedido pelo delivery!

As unidades Moema, Mogi e Arujá do Djapa atendem você pelo Biz Food! Para fazer seu pedido no Djapa Mogi, clique aqui

Se você está mais perto da unidade Moema, clique aqui. 

E para pedir os pratos do Djapa Arujá, clique aqui.

Você também pode fazer seu pedido pelo aplicativo iFood, escolhendo pratos das unidades Moema e Mogi. 

Outra opção é pedir pelo telefone e retirar diretamente no restaurante, em horário agendado e com toda segurança. Contate-nos: 11 4726-8773 e 4726-5997 (Djapa Mogi) e 11 2691-2003 e 11 2691-2004 (Djapa Moema).

0 comentários