Escolha uma Página

Algumas regras de etiqueta na culinária japonesa

regras-de-etiqueta

As regras de etiqueta fazem parte do nosso dia a dia, na vida pessoal ou profissional. Em muitos momentos elas funcionam como uma diretriz de comportamento e especificam como devemos nos comportar socialmente em diferentes ambientes: no trabalho, em eventos corporativos, em casamentos, em restaurantes e assim por diante.

Mais do que evitar gafes, conhecer as regras pode ajudar a manter a boa convivência com amigos e familiares. Igualmente importante é reconhecer e desvendar um pouco mais sobre alguns hábitos culturais, demonstrando cuidado e respeito.

É o caso, por exemplo, da culinária japonesa que, além do ritual, possui algumas regras de etiqueta básicas – que nem sempre são conhecidas.

LEIA MAIS: Por que a culinária japonesa atrai tanto os brasileiros?

 

Principais regras de etiqueta da culinária japonesa

A culinária tradicional japonesa é considerada um Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade. No entanto, mais do que pratos frescos e saborosos, este tipo de cozinha conta, também, com uma série de rituais e regras.

À mesa, por exemplo, é recomendado que os hashis jamais sejam deixados cruzados em cima da tigela ou que o wasabi seja misturado com molho shoyu. Estas, aliás, são dicas básicas, mas há muito mais. Confira!

Evite dividir os alimentos na metade

Sashimis e sushis foram pensados para serem consumidos em uma única mordida, evitando que peça rasgue e desmanche. É importante tomar cuidado também para que o peixe toque a língua primeiro, garantindo mais sabor à experiência.

Não exagere no molho shoyu

O grande trunfo da culinária japonesa é o frescor trazido pelos frutos do mar. Por isso, uma das principais regras de etiqueta nesse sentido é evitar mergulhar os pratos em molho shoyu. A ideia é que apenas um pedaço do peixe entre em contato com o líquido, sem excesso.

A prática vale também para o consumo de wasabi: a pasta deve ser colocada diretamente sobre a peça que entrará em contato com o molho.

LEIA TAMBÉM: Molhos japoneses: como acertar na hora das combinações?

Evite mexer nos hashis antes da refeição

Na culinária japonesa tudo é harmônico e segue um padrão. Ao pegar os hashis, por exemplo, é preciso primeiro se certificar de que a tigela ou recipiente que você vai comer esteja já na mesa.

Outra dica importante é nunca deixar os hashis sobre o prato. O ideal é que eles estejam sempre apoiados no hashioki – um item que funciona como descanso e ajuda a manter a higiene e organização na hora da refeição. Caso não tenha um disponível, a recomendação é deixar os famosos “pauzinhos” ao lado do prato.

Nunca toque na comida com o hashi se não for consumi-la

A regra de etiqueta mais básica da culinária japonesa é, também, uma das mais importantes: você nunca deve tocar os alimentos com o seu próprio hashi caso não tenha certeza se vai consumi-lo.

Cuidados adicionais ao consumir sushis e sashimis

Ao consumir sushis e sashimis muitas pessoas levantam o alimento na altura dos olhos, o que é uma gafe enorme, de acordo com as regras de etiqueta da culinária japonesa. A comida nunca deve estar acima da nossa boca.

Além disso, é importante sempre pegar os itens com os hashis em paralelo ao prato, uma vez que pegar o sushi por cima pode ser encarado como sinal de luto.

Agora que você já conhece algumas regras de etiqueta, que tal aproveitar para saborear um delicioso rodízio de sushi?

 

Onde saborear um bom rodízio de sushi?

regras-de-etiqueta-comida-japonesa

 No Djapa você encontra o melhor rodízio de sushi do país. Eleito um dos melhores rodízios de comida japonesa pela revista Veja Comer & Beber São Paulo 2018/2019, o restaurante Djapa oferece um sistema inovador de rodízio com pratos tipicamente orientais, incluindo ostras, camarão, lula, entre outros.

O Djapa nasceu em 2004, na cidade de Arujá, região metropolitana de São Paulo. Anos depois, inaugurou sua segunda unidade, em Mogi das Cruzes (SP), e em 2014 chegou à capital paulista, com a casa de Moema, zona sul de São Paulo.

Com ambiente aconchegante e uma equipe sempre empenhada em atender bem, o Djapa funciona diariamente, no almoço e no jantar, com cardápio tradicional completo, menu executivo e vegetariano.

Além do reconhecimento da revista Veja, o Djapa foi escolhido como o restaurante japonês número 1 de São Paulo pelas avaliações do site TripAdvisor e ganhou o prêmio de melhor rodízio de comida japonesa da capital paulista pela revista Go Where Gastronomia e pela rádio Jovem Pan em 2019.

 

Se preferir, faça seu pedido pelo delivery!

As unidades Moema, Mogi e Arujá do Djapa atendem você pelo Biz Food! Para fazer seu pedido no Djapa Mogi, clique aqui.

Se você está mais perto da unidade Moema, clique aqui.

E para pedir os pratos do Djapa Arujá, clique aqui.

Você também pode fazer seu pedido pelo aplicativo iFood, escolhendo pratos das unidades Moema e Mogi.

Outra opção é pedir pelo telefone e retirar diretamente no restaurante, em horário agendado e com toda segurança. Contate-nos: 11 4726-8773 e 4726-5997 (Djapa Mogi) e 11 2691-2003 e 11 2691-2004 (Djapa Moema).

0 comentários