Escolha uma Página

Temaki frito, cru ou grelhado: qual seu preferido?

temaki-frito

Que os brasileiros são grandes admiradores da culinária japonesa, nós sabemos; mas você sabia que o temaki frito é um dos mais consumidos no Brasil? Entre os fãs desse tipo de cozinha, o prato se destaca tanto quanto os tradicionais. Com atum, salmão ou camarão, o hot temaki, como também é conhecido, é servido na maioria dos restaurantes especializados.

Com origem no século 19, o temaki surgiu no Japão como uma opção de comida rápida em Edo, cidade que posteriormente virou a capital do país, Tóquio. As curiosidades não param por aí e a história também não deixa a desejar: a ideia de ter algo em formato de cone surgiu justamente para driblar um problema comum com o molho shoyu, que era oferecido em bacias comunitárias dispostas sobre o balcão e respingava nas roupas das pessoas.

O sucesso do prato é absoluto e no Japão, inclusive, todo dia 8 de cada mês é dia de comemorar a iguaria. A escolha da data, como tudo relacionado à essa cultura, tem um simbolismo: a forma como se escreve o número 8 em japonês lembra um triângulo/cone, tal qual o prato.

LEIA MAIS: 3 opções de temaki vegano servidos no Djapa

 

Hot temaki x temaki tradicional

hot-temaki

Do outro lado do mundo, a iguaria é um pouco diferente – e bem mais simples – das versões encontradas em solo brasileiro, sendo feita apenas com alga, arroz, pepino (ou outro vegetal) e um peixe ou fruto do mar. O prato, inclusive, é preparado com mais frequência dentro de casa, com as sobras de preparos de sushis e sashimis.

Isso não significa que as variações estejam erradas, pelo contrário. Afinal, do século 19 para cá, muita coisa evoluiu e o tradicional cone de algas recheado com peixe cru e arroz acompanhou essas mudanças e ganhou novas versões de sucesso.

É o caso do temaki frito (ou temaki hot), que é um dos mais consumidos entre os brasileiros e agrada os paladares mais variados. Como o nome sugere, o prato traz alga, arroz, salmão, cebolinha e cream cheese e é empanado e frito, sendo uma versão mais gourmetizada e diferente da tradicional.

Seja pelo sabor, refrescância e, claro, praticidade, a versão tradicional, que leva peixe cru, também se destaca nos restaurantes japoneses. Com uma grande variedade de recheios com atum (Tekka), pepino (Kappa), kani, salmão, polvo, camarão, shimeji e muito mais, a iguaria é a pedida certa para quem busca por uma refeição completa e rápida.

Outra variação é o temaki grelhado, que se consolidou como uma alternativa para quem ainda não está habituado a consumir peixes e frutos do mar na versão crua.

O que importa, no final, é a experiência e a explosão de sabores na boca.

LEIA TAMBÉM: Gosta de empanados? Confira algumas opções do Djapa

 

Onde saborear um bom temaki frito, grelhado ou tradicional?

No Djapa você encontra o melhor rodízio de sushi do país. Eleito um dos melhores rodízios de comida japonesa pela revista Veja Comer & Beber São Paulo 2018/2019, o restaurante Djapa oferece um sistema inovador de rodízio com pratos tipicamente orientais, incluindo ostras, camarão, lula, entre outros.

O Djapa nasceu em 2004, na cidade de Arujá, região metropolitana de São Paulo. Anos depois, inaugurou sua segunda unidade, em Mogi das Cruzes (SP), e em 2014 chegou à capital paulista, com a casa de Moema, zona sul de São Paulo.

Com ambiente aconchegante e uma equipe sempre empenhada em atender bem, o Djapa funciona diariamente, no almoço e no jantar, com cardápio tradicional completo, menu executivo e vegetariano.

Além do reconhecimento da revista Veja, o Djapa foi escolhido como o restaurante japonês número 1 de São Paulo pelas avaliações do site TripAdvisor e ganhou o prêmio de melhor rodízio de comida japonesa da capital paulista pela revista Go Where Gastronomia e pela rádio Jovem Pan em vários anos, sendo o mais recente em 2023.

Se preferir, faça seu pedido pelo delivery!

As unidades Moema, Mogi e Arujá do Djapa atendem você pelo Biz Food! Para fazer seu pedido no Djapa Mogi, clique aqui.

Se você está mais perto da unidade Moema, clique aqui.

E para pedir os pratos do Djapa Arujá, clique aqui.

Você também pode fazer seu pedido pelo aplicativo iFood, escolhendo pratos das unidades Moema e Mogi.

Outra opção é pedir pelo telefone e retirar diretamente no restaurante, em horário agendado e com toda segurança. Contate-nos: 11 4726-8773 e 4726-5997 (Djapa Mogi) e 11 2691-2003 e 11 2691-2004 (Djapa Moema).

0 comentários