Escolha uma Página

Curiosidades sobre o wasabi que você precisa saber

wasabi-planta-nativa-japonesa

Picante e com um sabor marcante, o wasabi é um tempero amplamente utilizado na culinária japonesa e combina muito bem com sushi, sashimis e frutos do mar em geral. Além da refrescância que só ele tem, o ingrediente ajuda a limpar o paladar.

Mas sua importância para esse tipo de culinária vai além. Isso porque o wasabi, que também é chamado de “raiz forte” no Brasil, é cheio de propriedades e funciona como descongestionante e expectorante. Ou seja, antes de se tornar um condimento, ele era usado em tratamentos fitoterápicos.

As curiosidades não param por aí e, por isso, convidamos você a continuar a leitura deste artigo para descobrir um pouco mais sobre essa planta nativa japonesa.

 

O que sabemos sobre o wasabi?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o wasabi é um caule (e não uma raiz!), cultivado nos vales dos rios das montanhas do Japão. Membro da família Brassicaceae, que inclui repolho, rúcula, brócolis, rabanete, mostarda, entre outros, ele tem uma vida útil muito curta. Assim, pode perder o seu sabor de forma rápida se não for armazenado corretamente.

Por outro lado, temos uma boa notícia: o produto já pode ser encontrado in natura, em pasta ou em pó, o que facilita e muito os preparos.

E, por falar nisso, você sabia que há diversos usos para o wasabi, embora grande parte das pessoas consuma a raiz com sushi e sashimi? 

Na culinária japonesa, por exemplo, alguns outros pratos combinam muito bem com o tempero verde, como o macarrão soba, feito com trigo sarraceno, e washoku (comida tradicional japonesa).

Ele também pode ser encontrado em temperos e molhos japoneses, como o Goma Wasabi, que contrasta a picância do wasabi com a doçura e suavidade do gergelim, e como acompanhamento de carnes grelhadas ou assadas, petiscos, doces e até mesmo sorvetes.

LEIA MAIS: Molhos japoneses: como acertar na hora das combinações?

 

Benefícios do wasabi

É inegável que o wasabi é um ótimo realçador de sabor, mas ele também tem uma função terapêutica. Originalmente, o ingrediente era usado como medicamento, uma vez que possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e calmantes para o estômago.

Além disso, a planta possui muitas outras vitaminas e nutrientes que podem ajudar a aliviar os sintomas de diversos problemas de saúde, como: alergias, asma, câncer, inflamação e doenças neurodegenerativas.

Há, ainda, quem opte pelo uso do wasabi para auxiliar na circulação e reduzir o inchaço das articulações, além de combater doenças como osteoporose e do trato respiratório e cardiovascular.

Mas, atenção: nada de sair por aí consumindo wasabi aos montes. Como este é um condimento forte, é preciso apostar sempre em doses pequenas.

Agora, queremos saber: você gosta de wasabi?

LEIA TAMBÉM: Dicas de harmonização de vinhos com comida japonesa

 

Onde saborear uma boa comida japonesa com wasabi?

Eleito um dos melhores rodízios de comida japonesa pela revista Veja Comer & Beber São Paulo 2018/2019, o restaurante Djapa oferece um sistema inovador de rodízio com pratos tipicamente orientais, incluindo ostras, camarão, lula, entre outros.

O Djapa nasceu em 2004, na cidade de Arujá, região metropolitana de São Paulo. Anos depois, inaugurou sua segunda unidade, em Mogi das Cruzes (SP), e em 2014 chegou à capital paulista, com a casa de Moema, zona sul de São Paulo.

Com ambiente aconchegante e uma equipe sempre empenhada em atender bem, o Djapa funciona diariamente, no almoço e no jantar, com cardápio tradicional completo, menu executivo e vegetariano

Além do reconhecimento da revista Veja, o Djapa foi escolhido como o restaurante japonês número 1 de São Paulo pelas avaliações do site TripAdvisor e ganhou o prêmio de melhor rodízio de comida japonesa da capital paulista pela revista Go Where Gastronomia e pela rádio Jovem Pan em 2019.

 

Se preferir, faça seu pedido pelo delivery!

As unidades Moema, Mogi e Arujá do Djapa atendem você pelo Biz Food! Para fazer seu pedido no Djapa Mogi, clique aqui

Se você está mais perto da unidade Moema, clique aqui. 

E para pedir os pratos do Djapa Arujá, clique aqui.

Você também pode fazer seu pedido pelo aplicativo iFood, escolhendo pratos das unidades Moema e Mogi. 

Outra opção é pedir pelo telefone e retirar diretamente no restaurante, em horário agendado e com toda segurança. Contate-nos: 11 4726-8773 e 4726-5997 (Djapa Mogi) e 11 2691-2003 e 11 2691-2004 (Djapa Moema).

0 comentários