Shoyu: quais os benefícios deste molho?
O molho shoyu, ou molho de soja, é um dos condimentos mais utilizados na culinária mundial. Embora seja originário da Ásia, o produto virou um tempero recorrente em restaurantes e lares brasileiros, sendo utilizado no preparo de saladas, proteínas e assim por diante.
Mas, o que muitas pessoas não sabem é que além de trazer mais aroma e sabor e dar um toque especial – e oriental – aos pratos, o shoyu faz bem para a saúde. Não, você não leu errado.
Com uma enorme variedade de nutrientes, como proteínas, ferro, cálcio, fibras e lecitina, o molho feito à base de soja, água, sal e trigo possui alto potencial antioxidante e atua na prevenção do envelhecimento celular.
Com uma boa quantidade de aminoácidos essenciais e vitaminas do complexo B, ele também auxilia na redução dos sintomas da menopausa, na melhora dos sintomas da artrite e na perda de peso. Há, ainda, ganhos em relação aos níveis de colesterol total e na retenção de cálcio nos ossos.
LEIA MAIS: Molhos japoneses: como acertar na hora das combinações?
Mas, nem tudo são flores. Uma colher de sopa de molho shoyu (15ml) tem mais de 900 mg de sódio – na versão light, a concentração de sódio cai para 700 mg, o que ainda é considerado alto.
Não à toa, quando consumido em excesso pode prejudicar a saúde e causar dores na parede do estômago. Além disso, alguns públicos precisam ter ainda mais cuidado. É importante que seu consumo seja moderado especialmente em pacientes hipertensos e cardiopatas ou com problemas de retenção de líquido.
Como consumir molho shoyu?
O molho shoyu não foi pensado para ser ingerido em grandes quantidades. O condimento é um acompanhamento, que agrega mais valor a alguns pratos e auxilia na digestão, quando consumido adequadamente.
Para deixar a sua refeição ainda mais gostosa, confira alguns cuidados e boas práticas:
- Evite deixar o arroz tocar o molho. O ideal é que somente o peixe esteja em contato com o shoyu.
- Jamais mergulhe os alimentos no shoyu. O molho deve ser consumido de forma consciente, como um complemento para realçar o sabor do peixe fresco, e não para substitui-lo.
- Nunca acrescente wasabi ou gengibre no pote do molho de soja. Os ingredientes devem ser consumidos separadamente.
- Opte, sempre que possível, pelo shoyu light, com menos quantidade de sódio.
LEIA TAMBÉM: Comida japonesa: entenda os principais pratos
Onde saborear bons pratos com molho shoyu?
No Djapa você encontra o melhor da culinária japonesa. Eleito um dos melhores rodízios de comida pela revista Veja Comer & Beber São Paulo 2018/2019, o restaurante Djapa oferece um sistema inovador de rodízio com pratos tipicamente orientais, incluindo ostras, camarão, lula, entre outros.
O Djapa nasceu em 2004, na cidade de Arujá, região metropolitana de São Paulo. Anos depois, inaugurou sua segunda unidade, em Mogi das Cruzes (SP), e em 2014 chegou à capital paulista, com a casa de Moema, zona sul de São Paulo.
Com ambiente aconchegante e uma equipe sempre empenhada em atender bem, o Djapa funciona diariamente, no almoço e no jantar, com cardápio tradicional completo, menu executivo e vegetariano.
Além do reconhecimento da revista Veja, o Djapa foi escolhido como o restaurante japonês número 1 de São Paulo pelas avaliações do site TripAdvisor e ganhou o prêmio de melhor rodízio de comida japonesa da capital paulista pela revista Go Where Gastronomia e pela rádio Jovem Pan em 2019 e 2023.
Se preferir, faça seu pedido pelo delivery!
As unidades Moema, Mogi e Arujá do Djapa atendem você pelo Biz Food! Para fazer seu pedido no Djapa Mogi, clique aqui.
Se você está mais perto da unidade Moema, clique aqui.
E para pedir os pratos do Djapa Arujá, clique aqui.
Você também pode fazer seu pedido pelo aplicativo iFood, escolhendo pratos das unidades Moema e Mogi.
Outra opção é pedir pelo telefone e retirar diretamente no restaurante, em horário agendado e com toda segurança. Contate-nos: 11 4726-8773 e 4726-5997 (Djapa Mogi) e 11 2691-2003 e 11 2691-2004 (Djapa Moema).
0 comentários