Escolha uma Página

Bentô: a versão japonesa da nossa famosa marmita

Bentô

Você talvez não saiba o que é um bentô, mas, certamente, já precisou dele em algum momento da sua vida. Bentô é a famosa marmita brasileira, ou quentinha, na versão japonesa!

Assim como a marmita brasileira, o bentô (ou obentô) é um prato bem rico, composto por sabores variados. É servido nos restaurantes japoneses, fast foods ou entregue via delivery.

Visualmente bonitas, caraterística inerente à comida japonesa, as porções vêm separadinhas dentro do bentô. Algumas bandejas já trazem as divisórias em seu formato. Outras servem de base para acomodar pequenas cumbucas que se unem como peças de um quebra-cabeça.

 

Composição do bentô

De uma maneira geral, o bentô é uma refeição farta que reúne um pouco de cada sabor da culinária japonesa. Geralmente contém gohan, uma receita de destaque e complementos. Também pode conter uma sobremesa.

Para as crianças, o bentô possui um toque especial. Isso porque as mães se encarregam de criar formatos de bichinhos e personagens típicos de animes com a comida para, de forma lúdica, incentivar os filhos a comerem de forma saudável.

No restaurante Djapa, no sistema delivery, são serviços cinco tipos de bentô:

Bentô 1

Bentô Box 1: gohan ou yakimeshi, guioza bovino, legumes na manteiga e chicken katsu (acompanha molho tonkatsu) ou frango grelhado. Molho do guioza à parte.

Bentô 2

Bentô Box 2: gohan ou yakimeshi, harumaki de legumes ou queijo, shimeji e filé katsu (acompanha molho tonkatsu) ou filé mignon grelhado. Molho do harumaki à parte.

Bentô 3

Bentô Box 3: gohan ou yakimeshi, tempurá, legumes e salmão grelhado ou anchova. Molho do tempurá à parte.

Bentô 4

Bentô Box 4: yakissoba tradicional ou vegetariano, tempurá, harumaki de legumes e guioza bovino ou shimeji. Acompanha molho tonkatsu.

Bentô Box Vegetariano: yakissoba vegetariano, tempurá, harumaki de legumes e shimeji. Acompanha molho tonkatsu.

LEIA MAIS: Comida japonesa: entenda os principais pratos 

 

É possível identificar a origem do bentô?

Muitas são as histórias contadas. Há quem diga que a prática de transportar refeições individuais começou com a construção das estradas, que incentivou a mobilidade e as longas viagens pelo país.

Outra história que se conta é que o bentô surgiu na época em que trabalhadores estavam construindo do Castelo Azuchi e recebiam a alimentação a mando do general Oda Nobunaga. Durante as guerras, os bentôs eram distribuídos para os soldados que iam para os campos de batalha.

A popularização do bentô aconteceu por volta do século 19, quando a industrialização  culminou no aumento da classe operária e na difusão do comércio.

 

Onde saborear o melhor da culinária japonesa em São Paulo?

Você pode conferir dezenas de opções da culinária japonesa no Djapa.

Eleito um dos melhores rodízios de comida japonesa pela revista Veja Comer & Beber São Paulo 2018/2019, o restaurante Djapa oferece um sistema inovador de rodízio com pratos tipicamente orientais, incluindo ostras, camarão, lula, entre outros.

O Djapa nasceu em 2004, na cidade de Arujá, região metropolitana de São Paulo. Anos depois, inaugurou sua segunda unidade, em Mogi das Cruzes (SP), e em 2014 chegou à capital paulista, com a casa de Moema, zona sul de São Paulo.

Com ambiente aconchegante e uma equipe sempre empenhada em atender bem, o Djapa funciona diariamente, no almoço e no jantar, com cardápio tradicional completo, menu executivo e vegetariano.

Além do reconhecimento da revista Veja, o Djapa foi escolhido como o restaurante japonês número 1 de São Paulo pelas avaliações do site TripAdvisor e ganhou o prêmio de melhor rodízio de comida japonesa da capital paulista pela revista Go Where Gastronomia e pela rádio Jovem Pan em 2019.

 

Se preferir, faça seu pedido pelo delivery!

As unidades Moema, Mogi e Arujá do Djapa atendem você pelo Biz Food! Para fazer seu pedido no Djapa Mogi, clique aqui.

Se você está mais perto da unidade Moema, clique aqui.

E para pedir os pratos do Djapa Arujá, clique aqui.

Você também pode fazer seu pedido pelo aplicativo iFood, escolhendo pratos das unidades Moema e Mogi.

Outra opção é pedir pelo telefone e retirar diretamente no restaurante, em horário agendado e com toda segurança. Contate-nos: 11 4726-8773 e 4726-5997 (Djapa Mogi) e 11 2691-2003 e 11 2691-2004 (Djapa Moema).

0 comentários