Escolha uma Página

8 pratos japoneses frios para você saborear

Com apresentações delicadas e inúmeras opções que encantam os paladares ao redor do mundo, os pratos japoneses frios unem o que há de mais especial na gastronomia oriental: sabor e textura. Não à toa, são a opção ideal para um verão quente, que exige alternativas refrescantes e deliciosas.

Ainda que as comidas quentes, como o shimeji e o missoshiru, uma sopa de peixe à base de soja, façam sucesso, os preparos frios ganham destaque pela qualidade e frescor dos ingredientes, além do equilíbrio inteligente de sabores.

Grande parte dos pratos são feitos com peixes, frutos do mar, vegetais e outros componentes frescos, priorizando seus sabores naturais. Os preparos também são projetados para oferecer uma variedade de sabores – não são raros, por exemplo, os pratos que incorporam elementos doces, salgados e azedos, além de molhos e condimentos, em uma única refeição.

Ainda não está convencido? Continue a leitura deste texto e descubra os pratos frios japoneses mais gostosos para você experimentar!

LEIA MAIS: 6 pratos japoneses que combinam com o verão

 

Pratos japoneses frios que não podem faltar

Os pratos japoneses frios são a alma da culinária oriental. Mas, se você pensa que os restaurantes servem apenas peixe cru, está enganado. O menu vai muito além disso e traz verdadeiras iguarias da gastronomia, com sabores marcantes e um frescor único.

Sunomono

Leve e refrescante, o sunomono é geralmente servido como entrada. O prato consiste em pepinos fatiados marinados em vinagre de arroz adocicado.

Salada Massao

Famosa por sua simplicidade e frescor, a salada Massao conta com um mix de folhas verdes frescas e fatias finas de pepino, tomate, abacate e kani. O prato traz, ainda, um molho leve, feito com shoyu, óleo de gergelim e um toque de limão.

Carpaccio

Originalmente, o carpaccio veio da Itália, mas ganhou popularidade em todo o mundo. Na culinária japonesa, o peixe cru é fatiado em cortes extremamente finos e marinado em molhos delicados, como molho ponzu. No Djapa já também a opção com abobrinha para os vegetarianos e veganos.

Ceviche

Outro prato que tem origem diferente é o ceviche, que vem da culinária peruana. A iguaria é preparada com peixe cru, marinado em suco cítrico, e vegetais, como cebola roxa, coentro e pimentão.

Sashimi

Simples e fresco, o sashimi consiste em finas fatias de peixe cru, como salmão, atum e polvo, dispostas de forma elegante no prato. Acompanhado por molho de soja, wasabi e gengibre em conserva, o sashimi é a pedida certa no restaurante japonês.

Vinagrete de lula

A iguaria combina a sofisticação e textura macia da lula com a acidez e frescor de um molho vinagrete. Os sabores contrastam na boca, tornando o prato uma excelente opção para quem não abre mão de uma opção refrescante e saborosa.

Edamame

Geralmente servido ainda nas vagens, o edamame é uma fonte rica de proteína vegetal e outros nutrientes e um dos pratos japoneses frios mais saborosos – e unânimes. A textura crocante dos grãos combina com o sabor levemente adocicado.

Sushi

Os pratos frios geralmente incorporam melhor com molhos leves e condimentos que realçam e equilibram os sabores. Com o sushi não seria diferente. Este é o prato mais conhecido de todos e pode ser apreciado frio ou em temperatura ambiente, dependendo da montagem. Vale a pena provar também o sushi vegano.

LEIA TAMBÉM: 4 tipos de sushi para você conhecer

A iguaria consiste em gohan coberto ou envolto por alga e recheado com peixe cru, frutos do mar ou vegetais.

Agora queremos saber: qual destes integra a sua lista de pratos japoneses frios?

CONTINUE LENDO: Sobremesas com sorvete para saborear no verão

 

Onde saborear pratos japoneses frios?

No Djapa você encontra o melhor rodízio japonês do país. Eleito um dos melhores rodízios de comida japonesa pela revista Veja Comer & Beber São Paulo 2018/2019, o restaurante Djapa oferece um sistema inovador de rodízio com pratos tipicamente orientais, incluindo ostras, camarão, lula, entre outros.

O Djapa nasceu em 2004, na cidade de Arujá, região metropolitana de São Paulo. Anos depois, inaugurou sua segunda unidade, em Mogi das Cruzes (SP), e em 2014 chegou à capital paulista, com a casa de Moema, zona sul de São Paulo.

Com ambiente aconchegante e uma equipe sempre empenhada em atender bem, o Djapa funciona diariamente, no almoço e no jantar, com cardápio tradicional completo, menu executivo e vegetariano.

Além do reconhecimento da revista Veja, o Djapa foi escolhido como o restaurante japonês número 1 de São Paulo pelas avaliações do site TripAdvisor e ganhou o prêmio de melhor rodízio de comida japonesa da capital paulista pela revista Go Where Gastronomia e pela rádio Jovem Pan em vários anos, sendo o mais recente em 2023.

Se preferir, faça seu pedido pelo delivery!

As unidades Moema, Mogi e Arujá do Djapa atendem você pelo Biz Food! Para fazer seu pedido no Djapa Mogi, clique aqui.

Se você está mais perto da unidade Moema, clique aqui.

E para pedir os pratos do Djapa Arujá, clique aqui.

Você também pode fazer seu pedido pelo aplicativo iFood, escolhendo pratos das unidades Moema e Mogi.

Outra opção é pedir pelo telefone e retirar diretamente no restaurante, em horário agendado e com toda segurança. Contate-nos: 11 4726-8773 e 4726-5997 (Djapa Mogi) e 11 2691-2003 e 11 2691-2004 (Djapa Moema).

0 comentários